quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O meu ensaio sobre a cegueira....

O meu ensaio sobre a cegueira....Ontem à noite quando saí de um concerto no Coliseu dos Recreios, não pude deixar de reparar na quantidade de pessoas que dormem, literalmente, na rua.....ao relento, ao frio, à chuva......Ao mesmo tempo me lembrei do livro de Saramago, Ensaio sobre a cegueira....À primeira vista não têm nada em comum...mas se interpretar-mos por um prisma em que cegueira é sinónimo de ignorância, intolerância....reparamos que têm tudo em comum....todos os dias nos deparamos com situações limite como a que vi ontem à noite....vemos, assimilamos, mas raramente fazemos algo para minorar a situação. Quantos de nós já pensou: "Eu até ajudava mas como?" "se ajudo um tenho de ajudar todos!" "É o estado que tem de ajudar estas pobres almas!" "Os ricos que ajudem!!!!". E até pensamos de uma forma mais egoísta: "Gasto esta moeda e não tenho para poder beber um café....." e outras situações de "cegueira" que acontecem por aí.....
Assumo que por vezes sou "cego" e viro a cara a quem sofre, como aqueles que vi ontem...tentarei que a cegueira não seja para sempre......

1 comentário:

Anónimo disse...

Podemos fazer sempre algo por alguem!!!
por vezes estas pessoas apenas procuram um abraço, um sorriso! um bocadinho de tempo para serem ouvidos durante o tempo que comem a sopa que lhes podemos oferecer!
Muitos deles nao querem o nosso dinheiro!! nem as nossas roupas! nem sequer a nossa vida! apenas querem que os olhemos com respeito e com AMor!
é díficil de certo que é díficil!
mas é Possível! e se pensarmos bem passarmos AMOR a alguém nao é com uma moeda ou com uma sopa quente ou cobertores! ajuda mas não é isto que procuram! por vezes 10 minutos do nosso tempo é mais que suficiente para fazer a diferença!!

Vale a pena pensar nisto!!!
ROD