terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A Minha Escola - Fernão Mendes Pinto


A minha escola....Escolhi este tema porque verdadeiramente, até hoje, só tive uma escola....A minha escola primária Fernão Mendes Pinto na Estrada de Benfica, em Benfica.

Boa parte daquilo que sou hoje, devo a essa escola e principalmente às educadoras que estiveram presentes no meu percurso pré-primária - primária. A LINDA e a HELENA GEORGE, a nossa LENA!!!

Faço aqui uma homenagem a duas mulheres extraordinárias que deram tudo por nós e nos deram algo que ainda hoje se mantém e boa parte das coisas que faço na vida. Não esquecendo as maravilhosas colegas que as auxiliavam!!!

Aqui ficam algumas memórias:


  • As viagens que fizemos juntos: Avis, Caramulo;

  • As visitas de estudo que fizemos: Tapada da Ajuda, Museus, Rádios, etc....;

  • As assembleias de classe, em que, durante a semana, colocávamos num placard as noticias, criticas, sugestões entre outros, e que depois eram debatidos à sexta-feira por uma mesa constituida por presidente e assistentes e pela assistência que participava na assembleia.

  • As peças de teatro que todas as semanas eram cerca de 2-3, umas bem ensaiadas outras criadas na hora porque nos apetecia.;

  • As aulas de música com a Adriana, ainda hoje guardo o caderno com as pautas e as músicas, ainda hoje guardo a flauta que tocava nessas aulas maravilhosas;

  • As aulas de oficina, com a Bicha que nos ensinou tanta coisa maravilhosa;

  • Os almoços, sempre muito divertidos, algumas vezes com comida a voar mas que dava origem a uma critica no placard e uma reprimenda na assembleia;

  • O recreio, com pneus de carro para fazer corridas e construções malucas, os jogos da bola sempre muito disputados mas sempre muito leais, fazíamos as linhas (equipas) e jogávamos até à hora de ir para a aula, que era sempre muito ordeira, havia um sino e a malta juntava-se por classe. Depois as educadoras chamavam uma de cada vez.

  • Na aula havia sempre na porta um circulo vermelho de um lado, verde do outro e quando alguém ia à casa de banho colocava vermelho e quando regressava colocava no verde;

  • Ditados, cópias isso havia sempre. Uma vez fui apanhado pela Catarina Furtado, minha colega de turma que não se conteve e contou à Lena, fiquei mais vermelho que um tomate....

  • Escreviamos a um homónimo de uma outra escola, nunca cheguei a conhecer o Nuno de Olhão. Gostava de saber o que é feito dele, qual o seu percurso até hoje!

  • Estafetas e jogos de futebol com a escola rival, a CEBE;

  • As pinturas que faziamos todos os anos no muro da escola que ficava em frente ao "Pastelinho de Benfica";

São apenas algumas das memórias que tenho tão bem guardadas.


De referir que sei os nomes de todos os meus colegas de turma, aliás ainda hoje nos encontramos e recordamos aquilo que vivemos nessa altura e actualizamos o que vivemos desde então até hoje. Aqui ficam o nomes de todos eles:


ANDRÉ VALENTE, CARLOS LOPES, CATARINA CAMPINAS FURTADO, INÊS RIBEIRO SIMÕES, JOANA CABRAL RODRIGUES, JOÃO RISCADO, JOSÉ MARIA VIEIRA MENDES LOBO ANTUNES, LUIS AFONSO CASAIS RIBEIRO,MAFALDA PINTO BASTO, MANUEL CANAVILHAS, MARTA ABRANTES MARTA MARIA ASCENÇÃO, MIGUEL CASIMIRO, MIGUEL VASCO GASPAR, NUNO MOURONHO, PEDRO, LEANDRO, RICARDO NIZA, RICARDO VIZINHO, RITA PENEDO, RITA CASIMIRO, RITA NÚNCIO, RITA MARIA CARVALHO, TIAGO BAPTISTA, TIAGO MENDES COELHO, VASCO ONOFRE, VASCO PIMENTEL DUARTE.


Por último fica aqui o modelo pedagógico daquela altura que ainda hoje se mantém actual:


Modelo Pedagógico – FERNÃO MENDES PINTOO modelo pedagógico baseia-se em princípios filosóficos e éticos de justiça, reciprocidade e igualdade. Valores que integram a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Esses princípios apoiados numa praxis coerente e interveniente vão no sentido de estabelecer um contexto democrático na sala de aula. Assim desenvolve-se na sala de aula e na escola um sistema social baseado em procedimentos democráticos gerido pelo professor e os alunos.
Componentes da organização e gestão do trabalho curricular:
1. Planeamento por participação directa em cooperação.
2. Tomada de decisão por consensos negociados.
3. Controlo directo e sistemático das regras e decisões tomadas.
4. Regulação directa e cooperada do desenvolvimento do trabalho, das aprendizagens curriculares e da cidadania democrática.
5. Difusão da informação e partilha sistemática das produções e saberes acentuando o valor democrático das trocas de informação de saberes e de produções culturais.
Consequências imediatas da aprendizagem cooperada:
· Maior rendimento e produtividade por parte de todos os alunos;
· Motivação intrínseca;
· Motivação para um cada vez mais alto rendimento;
· Nível superior de raciocínio e pensamento
Pretende-se também:
· O incremento do espírito de equipa;
· Relações solidárias e empenhadas;
· Bem-estar pessoal e escolar;
· Valorização da diversidade e coesão
e ainda:
· O fortalecimento do "eu";
· Auto-estima;
· Sentido de identidade própria;
· Desenvolvimento de competências para enfrentar a adversidade, as frustrações e as tensões;
· Privilegiamos práticas interpessoais e de grupo;
· Comunicar, tomar decisões, orientar, criar climas de confiança, gerir conflitos, motivar e estar motivado.
Todos os membros do grupo (professor e alunos) analisam regularmente em que medida estão a ser alcançados os objectivos e de que maneira podem acrescentar eficácia ao grupo de trabalho.
Somos uma Escola, uma comunidade de aprendizagem onde se valoriza a diversidade, onde se procura que o rendimento dos alunos seja elevado tanto para os alunos especialmente dotados como para aqueles que têm dificuldades.


O blog: http://f-m-p.blogspot.com/


6 comentários:

Anónimo disse...

"A minha escola....Escolhi este tema porque verdadeiramente, até hoje, só tive uma escola....A minha escola primária Fernão Mendes Pinto na Estrada de Benfica, em Benfica."
Sem dúvida, não podia estar mais de acordo.
Há quem diga que os melhores anos são os da faculdade, para mim, e embora uma criança ainda, os melhores anos de escola/estudos foram de facto os que passei no Externato Fernão Mendes Pinto!
Bons velhos tempos que deixam muitas saudades...
Muito se aprendeu e conviveu, e prova disso é que passados todos estes anos, a cumplicidade é evidente, ou não mantivéssemos nós ainda contacto!

Vamos comer um bitoque ao Pastelinho! 

Vamos recordar o que merece ser recordado.

Rita

Anónimo disse...

A minha mãe entrou no Fernão Mendes Pinto um ano depois de abrir... depois a minha tia, depois o meu tio, a minha irmã (que tambem teve a Helena Jorge).. e eu! A última sortuda que infelizmente viu os novos directores a mudarem muitas coisas da escola. No 6º ano eu e uns amigos, já na Delfim Santos, fizemos uma manifestação contra as mudanças que já não nos pertenciam, incluindo o despedimento da Márcia <3 (não sei se é do vosso tempo). A Piedade mantem-se firme e igual ao que sempre foi. :') é a nossa escola, onde nós podiamos GRITAR!

Elsa Gama disse...

Nunca andei no Fernão Mendes Pinto, mas os meus 3 filhos andam lá, um dos quais passou pela sala da Piedade e outro que está a passar neste momento. E sim, a Piedade continua a ser aquela pessoa fantástica que toma todas as criança como suas. O mais velho está a acabar este ano e já chora de saudades da sua querida Turma Mista. O Fernão continua a ser uma escola fantástica e que deixa muitas saudades a todos por que lá passam. E apesar das mudanças, o essencial está lá: a cumplicidade, os jogos de futebol, a possibilidade de terem uma vontade e uma opinião (o que às vezes não é assim tão bom para os pais), a aprendizagem ao ritmo de cada um. Enfim... a possibilidade de poderem GRITAR!
Um grande bem haja a todos os que por lá passaram!

Elsa

Unknown disse...

Olá!
Encontrei o teu blogue por acaso, não sou aluna mas mãe de um aluno do EFMP. Vi que mencionaram a Piedade que de facto continua na escola e está a precisar da nossa ajuda. Organizamos um site para quem quiser faze-lo http://ajudarpiedade.weebly.com/ e saber mais sobre o porquê de precisar da nossa ajuda!
A associação de pais, a que pertenço, também está a tentar organizar algumas actividades e discussões na escola os antigos alunos são uma peça importante para planear o futuro! o nosso contacto é apaisefmp@gmail.com
Obrigado a ti e aos outros comentadores, por nos darem uma visão do que foi, é muito relevante!

Unknown disse...

Olá!
Encontrei o teu blogue por acaso, não sou aluna mas mãe de um aluno do EFMP. Vi que mencionaram a Piedade que de facto continua na escola e está a precisar da nossa ajuda. Organizamos um site para quem quiser faze-lo http://ajudarpiedade.weebly.com/ e saber mais sobre o porquê de precisar da nossa ajuda!
A associação de pais, a que pertenço, também está a tentar organizar algumas actividades e discussões na escola, os antigos alunos são uma peça importante para planear o futuro! o nosso contacto é apaisefmp@gmail.com
Obrigado também aos outros comentadores, deram-nos uma visão do que foi e isso, é muito relevante!

FNog disse...

Engraçado como, volvidos tantos anos, (sou de 75), leio este texto e, como que viajando numa máquina do tempo, revivo tudo como se se tivesse passado ontem.

Faltam os cheiros, claro está, que muito raramente, quando menos se espera nos levam lá por um momento apenas que seja.

Sou pai de um casal de miúdos (9 e 11 anos) que gostaria que compreendessem verdadeiramente o porquê do entusiasmo com que, aqui e ali, ex-alunos do Fernão falam da sua escola primária. Como é evidente, os tempos são bem diferentes pelo que a experiência de hoje não poderá ser a mesma. Diferente, certamente.

Um característica que quem assiste a uma conversa de "Fernãos" (chamemos-lhes assim) estranha, é o facto de, como aqui é descrito, e bem, ser normal todos saberem os nomes e apelidos de todos os colegas. Aqui ficam os meus da turma da Palmira: André Taxa, Ana Sofia Viseu, Ana Sofia Alves, André Taxa, Catarina Costa, Diogo Núncio, André Pato (tio do João Pato 1 ou 2 anos mais velho!), Tiago Nuno, Manel Henriques, Luis Freitas, Rita Amaral, Rita Fontes, Ana Margarida, Sérgio Azevedo, João Fialho, Vasco Rodrigo (estou-me a esquecer de alguns, é certo).

Para terminar, deixo uma recordação (imensas, na verdade) daqueles tempos do Fernão: Os saudosos festejos do 25 de Abril. Todos os anos a escola se enchia de pinturas, desenhos, textos e todo o tipo de trabalhos carregados de cravos vermelhos celebrando o "Dia da Liberdade", como nos era ensinado.

Fernão Mendes Pinto SEMPRE!

Francisco Nogueira