quarta-feira, 25 de junho de 2014

UMA SALA DE ESPERA DIFERENTE

O preciso momento em que ouvimos “Estou grávida!” ou “Queres ser pai?” está carregado de magia. Uma magia tão grande que somos “transportados” para uma “sala de espera” diferente. 

 

Uma sala de espera de 9 meses que esperamos que não seja curta…

 

São 9 meses de sensações, momentos únicos e inesquecíveis sem saber o que vai acontecer à nossa vida a partir daí…

 

Nessa “sala” tudo começa a mudar…Começamos a viver o sonho de ser pai, assistindo dia a dia esse sonho crescer na barriga do nosso amor.

 

É importante mimar, “aturar as birras” da mulher, os desejos excêntricos, tal como comer um croissant às 23h que só se vende naquela pastelaria específica. Comer melancia fora de época e que por acaso se vende num determinado supermercado…

 

Acima de tudo devemos amar, tal como no primeiro dia! Esse amor deve ser inesgotável, mesmo quando ouvimos elas dizer “já não me amas?” (depois de receber umas flores ou um “amo-te”, ou ainda “porque é que não me dás beijos? (quando acabamos de a encher de beijos).

 

E não termina aqui….

A partir de certa altura elas começam a dormir mal – E aqui deixo um conselho: almofadas! Muitas almofadas! Dão sempre jeito quando aquela barriga linda começa a pesar. 

 

E é nessa barriga linda que sentimos os primeiros “pontapés” que são o ponto de partida de algo que sentimos que já é real! E já falta tão pouco! 

 

Chega finalmente o dia! Mas as horas parece que não passam! Segundos parecem minutos, minutos parecem horas…uma eternidade. 

 

Para trás ficaram 9 meses…Para a frente uma vida inteira numa nova família.

 

E finalmente saímos da sala de espera!

 

Vamos para casa sem saber o que nos vai acontecer. E nunca sabemos! Mesmo que já não seja a primeira vez que estamos naquela “sala”... Pois não há bebés iguais!!!

 

E depois? Perguntam vocês....

 

Bem depois a nossa vida e a visão que temos da vida muda para sempre!! 

Lisboa, 25 de Junho de 2014    

terça-feira, 17 de junho de 2014

Um pai e as suas AVÓS

Hoje trago-vos um tema que diz muito daquilo que sou hoje!

 

As minhas AVÓS.

 

E escrevo em maiúsculas porque são 2 AVÓS que tiveram e têm um significado tremendo na construção da minha personalidade. Apesar de já só ter uma, falo como se ainda tivesse as duas. E tenho! Elas vivem em mim, fazem parte de mim. 

 

E é tão bom ter AVÓS!

 

Recordo-me quando elas começaram a ter alguma dificuldade em andar, de lhes dar o braço sem pudor, sim porque quando se é jovem adolescente, pode ser constrangedor para os amigos e colegas ser-se visto de braço dado com a AVÓ. 

 

Tive situações em que alguns “engraçadinhos” gozaram comigo. Enfim..... Provavelmente não tiveram as AVÓS que eu tive, não tiveram orgulho e o sentimento de gratidão eterna que eu tenho pelas minhas queridas AVÓS.

 

Nunca me senti constrangido, muito pelo contrário. Sentia orgulho por ser neto de duas mulheres tão excepcionais, ainda com tanto amor, tanta vida para nos mostrar e dar.

 

Elas pegaram-me ao colo quando nasci, tomaram conta de mim enquanto crescia, preocuparam-se comigo sempre estava doente, tal como a minha mãe se preocupou, foram segundas mães e algumas vezes mães quando a minha querida mãe, esporadicamente esteve ausente.

 

Essa vivência é única e moldou para sempre a minha personalidade, e mostrou que devemos cuidar e mimar as nossas AVÓS. Elas merecem mais do que tudo!

 

Ainda hoje transmito aos meus filhos esses valores. E eles são uns sortudos! Têm 3 AVÓS! Sei que ainda não ligam muito a isso mas sei que no futuro também irão dar o braço para as ajudar, lhes irão fazer companhia, lhes dar alegrias, e se possível bisnetos e bisnetas!

 

Agora somos nós, família que cuidamos delas, que lhes pegamos na mão, que lhes contamos anedotas. Porque elas merecem um final de vida alegre, feliz! O mais feliz possível.

 

Mimem e cuidem das vossas AVÓS! Sempre!!

 

Escrevi esta crónica com as minhas AVÓS Adelaide e Alice no meu coração! Sempre! A minha gratidão será sempre eterna!!

 

E escrevi porque um bom pai tem de ser um grande neto!!

 

Eu acho que sou!

terça-feira, 10 de junho de 2014

DORMIR BEM!

Hoje trago-vos um assunto talvez um pouco chato mas que creio ser importante.

 

Sou da opinião que todas as crianças devem dormir! Dormir bem! Dormir até que os seus pequenos corpos recuperem de um dia, normalmente, endiabrado!

 

Como sempre ouvi dizer que “dormir faz crescer”, e digo muitas vezes aos meus filhos que devem dormir, e que se dormirem o suficiente quase que podem sentir o corpo a crescer.

 

Com os meus 1,84m provavelmente dormi bem quando era pequeno ;)

 

Sou igualmente da opinião que as crianças devem ter rotinas de dormir diárias, quebradas aqui e ali num jantar família ou amigos a meio da semana, ou à sexta e ao sábado. É fim-de-semana!!

 

Estas rotinas implicam muito esforço por parte dos pais.

O “obrigar” um filho a ir “para a cama que são horas de ir dormir” é duro, é chato e por vezes caímos no facilitismo, o que a meu ver é errado.

 

Aliás conheço casos de crianças que ficam diariamente acordadas até tarde, acordam tarde (nos casos em que a escola ainda não faz parte do dia-a-dia), e logo aí perdem uma boa parte do dia. Para quem tem escola é a meu ver um mau começo do dia se o sono aperta a meio das aulas.

 

E quando for mesmo necessário acordar cedo de Segunda a Sexta-feira para ir para as aulas?

Todos nós sabemos o que é semi-acordar e querer ficar “só mais 5 minutos”. E até o podemos mas sem um bom sono dificilmente temos um bom dia, literalmente falando!

 

Nesta matéria não fomos inflexíveis mas mantivemos o padrão desde o inicio, e ouvimos centenas de vezes “não tenho sono”, e adormeciam em menos de 5 minutos

E agora com os dias mais compridos ouço muitas vezes “mas vamos dormir de dia?”.

Mas o que sinto é que eles dormem bem! E acordam bem cedo, cheios de energia e alegria.

 

Tão máximo que quando os meus rapazes eram mais pequenos, em tempo de praia, eles caíam redondos no carro, da praia para casa e nem os conseguia acordar para tomar banho. Dava-lhes um banho “seco”, um bom biberon de leite e eles dormiam a noite toda. Fiz isto durante 2 dias até que tive mesmo de os acordar para um bom banho de água doce!!

 

Estas rotinas têm um efeito contrário em nós, pais.....é que se eles se deitam cedo, cedo erguem-se, com saúde e mais crescidos....Nós que nem sempre dormimos o suficiente...

 

Opções! Digo eu!

 

Mas quem é que não gosta de dormir bem?

Quem é que não gosta de aproveitar o dia ao máximo?

 

Eu gosto! E os meus filhotes também!!


Lisboa, 10 de Junho de 2014