quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O MEU FILHO É MELHOR QUE O TEU!

E é! E são! Pelo menos para nós! Porque queremos e sonhamos que assim sejam!!

 

Quem não é pai/mãe ainda não tem estes pensamentos mas assim que chega o “nosso” tudo muda!

 

(Para facilitar a leitura sempre que lerem “nossos” são os nossos filhos, e os “outros” são os filhos dos outros.)

 

É inevitável esta comparação!

 

Quantas vezes não damos por nós a olhar para os filhos/as dos nossos amigos e comparar com os nossos rebentos?

 

Quantas vezes elogiamos os “outros” e desejar que os “nossos” sejam tão bons ou melhores? Ou melhor, pensar “o meu filho é mais bonito, rápido, salta mais alto, é mais inteligente!”

 

Ficar irritado ao ver um(a) menino/a com a mesma idade e ir para casa a correr e pensar numa forma de acelerar um processo do desenvolvimento que, por alguma razão, não está ao mesmo nível daquele/a menino/a. Esquecendo por completo que há de certeza outros processos que estará mais à frente.

 

É errado eu sei mas somos assim mesmo. Cheios de erros e virtudes e cabe a cada um de nós conseguir, de uma forma saudável, que os nossos filhos sejam iguais ou melhores (de preferência melhores) que os próprios pais e mais ainda dos “outros”

 

Não conseguimos evitar, a competição faz parte do ser humano e quando é a nossa descendência que falamos, eles têm de ser (aqui uso a expressão da minha mulher) “os melhores bonecos da bola!”

 

As mães, com o seu lado protetor eterno são as que mais vivem com este “chip”. Analisando sempre os “outros” e comparando com os “nossos”. Está nos seus genes.

 

E o meu sogro diz e com razão: “Estamos neste planeta exclusivamente para perpetuar as espécie, espalhar os nossos “genes”. Vivendo e aproveitando a vida o melhor que podemos”. Genes estes que acreditamos que são os melhores. Queremos que sejam os melhores! 

 

Vivi com a frase brincalhona do “meu pai é melhor que o teu!” e isso também não foge da realidade. Os “nossos” têm de ser melhor que o dos outros! (salvo seja). E o meu pai é (pelo menos para mim) melhor que o vosso!

 

E para mim os “nossos” serão sempre melhores que os “outros!”

 

Nota: Foi a minha linda mulher, mãe dos meus lindos filhos que me sugeriu escrever sobre este tema....

Ela é de facto linda e os meus filhos são de facto lindos!


Algarve, 14 de Agosto de 2014

Sem comentários: