quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Mãe (solteira), A MULHER!

Cresci no seio de uma família completa. E quando digo completa é porque sou a favor de uma família com mãe, pai e se possível irmãos e irmãs... Não me levem a mal os pais com apenas um filho, daí dizer “se possível”.

 

Até há uns anos atrás achava que uma família monoparental não era bom para o crescimento saudável da(s) criança(s). Enganei-me e assisti que muitas vezes o melhor (pelas piores razões) é mesmo ser assim.

 

Até que conheci um caso maravilhoso de uma amiga minha de há muitos anos a esta parte, a Catarina Beato que criou e cria sozinha dois filho. Viveu momentos dificeis, a gravidez, o desemprego, a perda do pai que tanto amava, mas sobreviveu! E acima de tudo viveu e vive a vida feliz com dois rapazes fantásticos!

 

É mãe solteira não por opção mas porque a vida é mesmo assim… e como ela diz e bem: “…se há missão que considero verdadeiramente difícil nesta vida [e para a qual não me sinto suficientemente corajosa] é a de manter uma relação amorosa saudável e feliz com coabitação e filhos. é preciso muita coragem trabalhar uma relação [porque as relações felizes também são um trabalho a tempo inteiro]…” – in “Dias de uma PRINCESA” - http://diasdeumaprincesa.clix.pt/2012/04/sobre-nao-coragem.html

 

….A mãe solteira ou casada, a MULHER! 

 

Elas são a base de sustentação de uma família saudável.

 

Pensam em tudo! E quando digo tudo é mesmo tudo! 

 

A decoração da casa (vivi solteiro uns anos numa casa e nunca pensei em decorar devidamente as divisões…serviços mínimos chegava para mim: cama, tv, música e livros….) o que fazer para o almoço, lance, jantar, as férias, a educação dos filhos, a missão de manter uma relação amorosa saudável e feliz. 

 

A minha avó dizia que por vezes se zangava de propósito com o meu avó para depois fazerem as pazes e sentirem que a vida a dois vale a pena! E resultava! E resultou!

 

Não quero de todo retirar da equação o homem, porque sem nós, naturalmente, esta equação não tem resultado….Tirando claro as muitas situações como a que referi anteriormente, em que essa equação funciona!!

 

Mas aqui venho falar das mulheres! Essa força da natureza, capaz de aguentar 9 meses de gravidez, o parto, o pós-parto, a relação com o seu amado, a relação com o seu amado e os filhos no meio, as birras, as birras do marido, a casa, o trabalho, a educação….

 

Ufa!! Como é que conseguem? Como é que a minha mulher consegue?

 

Ainda bem que consegue! Ainda bem que conseguimos e somos felizes! E é assim que uma família deve ser sustentada! Com base na luta diária pela felicidade!

 

A minha família é um desses casos! E o da Catarina Beato é igualmente e felizmente outro desses casos. 

 

Se assim for que sejamos igualmente e felizmente felizes!

Sem comentários: