"Ao lembrar-me dos meus sonhos de miúdo não me recordo de estarem lá as funções paternas de embalar meus filhos no colo; trocar-lhes as fraldas; fazer-lhes as lancheiras da escola; estudar; maquilhar para “O dia das bruxas”; fazer parte do “grupo de mães da ginástica da filha”. Não eram esses meus sonhos para minha vida adulta. Mas como poderia ter esse desejo se não tinha conhecimento que isso era possível!
Hoje é. Eu sei. Eu vivo isso. Por opção sou o pai mais mãe que eu conheço! Sou sim senhor o pai fora da caixa.
Perguntam-me: Onde aprendeu a ser pai? Não há escola. Como nunca houve para as mães.
Há a predisposição. Vontade. Jeito... Vocação eu diria.
Desde o nascimento do Henrique, meu filho mais velho, sinto isso. Sou um pai umbilical. Não engravidei mas, ser pai transcende os modos e padrões do senso comum de ser pai.
Não sou pai de fim-de-semana; nem aquele pai-amigo! Eu sou PAI.
Pai que alimenta. Que sabe dos horários. Dos testes, das matérias, dos amigos da escola... sou o pai que vive a paternidade na sua plenitude. (Frase de mulher!)
Pois bem. Sou esse pai. Um pai pleno. Escolhi isso.
Vamos deixar padrões e formas para trás. Vamos assumir nossas vocações nos novos conjuntos e intersecções dos núcleos familiares modernos.
O mais importante que não sou mais nem menos que a mãe dos meus filhos. Não há disputa. Há consenso.
Respeitamo-nos e entendemos que cada um de nós tem uma presença e um papel no processo de vida deles. Se estou mais presente, se vivo a intensidade do dia a dia com meus filhos, se me dispus a trabalhar de outra forma para poder estar mais perto deles, a escolha é minha. E eu escolhi a paternidade. Minha missão de vida. Sou homem, hetero, cheio de vida e dono de casa. De avental, esfregão na mão, livros e histórias... mostrando aos meus filhos, Henrique, Sebastião e Margarida que a vida é um livro com vários capítulos. Podemos escrever e desenhar da forma que nos apetecer.
E hoje posso dizer que sonho um dia embalar os meus netos e netas no colo, trocar-lhe as fraldas!!... farei tudo de novo!! Serei um Pai Avô!!”
1 comentário:
Muito bom... Felicidades puto!!
Enviar um comentário