segunda-feira, 19 de maio de 2014

SAUDADES

Estou no Japão em trabalho, parti no Domingo às 14:25 de Lisboa e cheguei a Tóquio às 18:00 locais (mais 8 horas que em Lisboa). Mais de 18 horas de avião, escalas, aeroportos, autocarro do aeroporto para o Hotel.

E perguntam-me o que isto tem a ver com saudades?

 

....Tem tudo! Só regresso a casa no sábado e até lá, com esta diferença horária, não consigo skypar (vídeo conversação via Skype) com os meus filhotes....e essa saudade “mata-me”! Eles ainda não entendem muito bem o sentimento da saudade, essa palavra tão portuguesa que traz tanto sentimento junto....Mas eu sinto! Por eles e por mim!

 

Quando se despediram de mim apenas disseram “Pai, não se esqueça de me trazer a camisola da Selecção Nacional do Japão!” enquanto eu pensava “Vou ter tantas saudades tuas meu querido!” mas em vez de dizer isso, perguntava: “E qual o nome que queres que coloque nas costas?” “Pode ser de um jogador qualquer...”

Eles ainda não sentem....mas eu sinto!!!

 

Saudades..... a partir de que idade começamos a sentir verdadeiramente esse sentimento tão verdadeiro?

 

Tenho um amigo que é um exemplo puro do que é sentir saudades.....2 vezes por ano a malta da velha guarda reúne-se ao fim de semana, em Porto Covo ou Portimão para uma confraternização....e ele no inicio vinha na Sexta-feira e voltava no Sábado...

 

Perguntávamos “porque te vais embora tão cedo?”, “fica até amanhã com a malta!”....

....e ele simplesmente respondia “não consigo estar tanto tempo sem ver a minha filha” 

Brincávamos com ele “és um menino!” mas no fundo eu entendia esse sentimento tão único que só é aliviado com o regresso a casa, o mais depressa possível. Agora o coração já aguenta a “separação”..

 

E hoje, anseio pelo regresso no sábado!! Espero que eles estejam no aeroporto à minha espera, ou à espera das camisolas do Japão! Mas não faz mal! Eu “mato” as saudades! Por eles e por mim!!

 

Há um filme fabuloso que começa e acaba com os reencontros que acontecem num aeroporto. Chama-se “O Amor Acontece” tradução do inglês “Love Actually Happens”. Chorei e não tenho vergonha de o dizer. A felicidade de um reencontro de alguém que não se vê há muito ou pouco tempo é sempre emocionante.

 

No sábado lá estarei para matar as saudades da minha rainha, da minha princesa e dos meus dois príncipes terroristas...Só não sei se vou chorar ou não....(sou um lamechas eu sei, mas vem de família).

 

Sim, também eu não aguento muito tempo sem ver as mil e uma faces do meus filhos: ora a rir, chorar, a fazer beicinho, a fazer birras....Tenho muitas saudades deles, até das birras!!!

 

Sayōnara!! E até sábado meus amores.


Tokyo, 19 de Maio de 2014

Sem comentários: